Especial Gramado- Gastronomia

IMG_3608.JPGOlá encantados

Este é penúltimo post da série especial sobre as Serras Gaúchas e já aviso que vou mostrar coisas  engordativas que  podem não fazer tão bem a saúde, mas enchem de satisfação o nosso íntimo. Se o frio já costuma dar fome, imagina o que é estar em um lugar onde tudo te remete a comilança, já  que as propagandas estão em todas as partes.

O Rio Grande do Sul possui uma Gastronomia  bastante diversificada, e nas Serras Gaúchas isso  não é diferente. E eu sou do tipo que quando viaja faz questão de provar os  pratos típicos daquele determinada região. Desta vez só  ficou faltando uma Galeteria, mas prometo incluir no meu próximo roteiro.

No primeiro dia fomos conhecer a fábrica e uma das lojas da Chocolates Prawer, que é pioneira no Brasil  em produzir essas maravilhas  de forma artesanal. Um monitor explica todo o processo, com direito a degustação de algumas variedades.

 

 

IMG_3600.JPG

061.JPG

Eu amei o chocolate quente, que é super cremoso, e pirei com um “queijo de chocolate”, que tem como ingredientes chocolate branco, queijo gorgonzola e um toque de pistache. A iguaria agridoce vai bem com um vinho, viu? Só não levei porque achei o preço meio salgado naquele momento para o meu bolso proletário rs.Mas, vou tentar comprar pela internet, porque o sabor é mesmo inigualável e minhas bichas estão assanhadas rs.

 

Reparem nas lindezas dessas latas com chocolates para presente.

Em Canela, por indicação de um guia turístico, conhecemos a churrascaria Espelho Gaúcho, onde as carnes realmente são as estrelas do lugar.

Distante  um pouco dessa região, nosso tour incluiu também a Fetina Formaio, em Carlos Barbosa, que tem os melhores queijos da vida com diversas especiarias. O que mais agradou o meu paladar foi o Itálico com um toque de vinho. Também gostei bastante do salame de Javali, que tem menos colesterol.

IMG_1670.JPG

Para o café da tarde, não existe nada melhor nas bandas de lá do que uma cuca  tradicional. Herança dos imigrantes europeus, é produzida em várias comunidades de colonos. Deu um certo trabalho garantir a minha, mas consegui matar a vontade graças a ajuda de um motorista.

IMG_3714.JPG

Agora, se vocês apreciam uma bebida , não podem  deixar de provar as cervejas artesanais de Gramado produzidas pela Rasen. Como bons apreciadores, eu e meu marido gostamos da Weizen, que tem aroma frutado, com toques de cravo e banana. Ela harmoniza bem com frutos do mar, saladas e pratos apimentados.

IMG_3679.JPG

114.JPG

Tenho muita vontade de ver  a colheita das uvas, mas como não  foi possível desta vez , de Bento Gonçalves  fica a lembrança de ter visitado uma das maiores vinícolas do país -a premiada Aurora, que dispensa apresentações.

Saúde a todos nós e até o próximo post.

Deixe um comentário

