A beleza que vai além da crise

image

Aproveitando o gancho da 8ª edição da  Expobeleza, grande evento do setor que ocorre até a próxima segunda-feira, dia 9 de novembro, em São José dos Campos ( SP), minha cidade, quero abordar a importância deste segmento não somente para a economia, como para o indivíduo.

A palavra crise não existe para o setor de beleza. Esses dias estava até comentando com colegas de trabalho essa realidade. E a mulher, é claro,  tem uma grande participação nisso. Porque somos assim: queremos estar bonitas nos momentos de infortúnio e também nos mais felizes. É por isso que compartilho da ideia que beleza é um estado de espírito.  Eu, por exemplo, quando estou meio para baixo, a primeira coisa que faço é mudar a cor do cabelo ou fazer um corte radical. Sobre adquirir roupas, sapatos, cosméticos, é melhor nem comentar rs.  Tem gente que recorre a drenagem, lipo, e por aí vai. Enfim, e hoje os homens também estão bem mais vaidosos que há 20 anos  e têm recorrido a produtos para adiar o envelhecimento, melhorarem o aspecto da pele e se sentirem também mais bonitos. E por que não? A classe feminina apoia sim.

Mas, para exemplificar isto que estou falando vamos a uma informação importante. Em termos globais, o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de produtos de beleza, só perdendo para o Japão e Estados Unidos. Nem vou entrar no mérito dos números para o post não ficar chato, mas o faturamento é grande, viu?  E se a alta do dólar está impedindo que as pessoas recorram aos produtos importados, chegou a hora e a vez dos nacionais mostrarem o seu valor. E como consumidora e consumista que sou, posso afirmar categoricamente que existem muitas marcas genuinamente brasileiras que já estão em um  patamar que podem ser facilmente substituídas pelas estrangeiras. Como estudiosa de Comunicação Empresarial posso dizer também que as blogueiras também têm contribuído enormemente para  alavancar os negócios dessas empresas, com a geração de mídia espontânea. Mesmo porque a grande maioria paga pelos produtos  que consome, então as postagens e vídeos acabam tendo mais credibilidade.

Voltando à Expobeleza, estou na expectativa, pois nunca compareci a um evento de grande porte neste setor. Desta vez como blogueira. Já cobri feiras de design, decoração e construção  para uma revista em que trabalhei, mas imagino que seja um mundo muito encantado, que provavelmente precisarei de várias horas para desbravá-lo.  Assisti na tv uma entrevista com  a organizadora e está sendo esperado um público de 20 mil pessoas em 3 dias. São 160 expositores espalhados no pavilhão da  Expo Vale Sul Shopping, que irão apresentar tendências em maquiagem, cabelo e afins. O evento contará com workshops, desfiles, seminários, lançamentos e rodadas de negócios. O que achei mais interessante é que a feira é voltada para todos os públicos dessa cadeia produtiva: indústria, varejo e consumidor final. Bom, é isso. Estarei no evento para comprovar esse boom no segmento e trarei novidades semana que vem em posts e vídeos. Me acompanhem!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s